Painel disponibiliza dados socioeconômicos e de infraestrutura urbana da capital

Conder

O Painel de Informações: Dados Socioeconômicos do Município de Salvador por Bairros e Prefeituras-Bairros já está disponível, a partir desta quinta-feira (15), para consulta online. Elaborado pelo Sistema de Informações Geográficas Urbanas do Estado da Bahia da CONDER (INFORMS/CONDER) reúne dados socioeconômicos e de infraestrutura urbana, agregados por bairros e prefeituras-bairro do município da capital baiana.

A quinta edição da publicação agrega informações por bairro e pelas 10 prefeituras-bairro, sob a forma de tabelas, gráficos e mapas. Os dados abordados tratam de temas relacionados com informações demográficas por bairro, comparando os dados dos censos de 1991, 2000 e 2010, educação, renda, áreas verdes urbanas, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), comparando os dados referentes às edições de 2000 e 2010, e as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), segundo o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Salvador – PDDU 2016.

“As informações foram obtidas em escala de setor censitário dos respectivos censos e agrupadas nas escalas de bairros e prefeituras-bairro, permitindo análises por um período de cerca de 20 anos. Foram utilizados também dados de outras fontes, como do Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras e pesquisas acadêmicas”, explica o coordenador do INFORMS, Fernando Cabussú.

Destaca, ainda, que esta nova edição traz informações básicas dos bairros de Salvador e atende tanto aos interesses acadêmicos - de pesquisadores, professores e estudantes - por reunir um rico material para análises e pesquisas, como também de todos os cidadãos, uma vez que sistematiza o conhecimento das condições da vida urbana de todos os bairros de Salvador.

A quinta edição do Painel de Informações: Dados Socioeconômicos do Município de Salvador por Bairros e Prefeituras-Bairros está organizada em 10 capítulos e cada um refere-se a uma prefeitura-bairro. No total, são apresentadas informações referentes aos 163 bairros que compõem o Município de Salvador.