CONDER entrega Linha Azul e trecho da Linha Vermelha que liga Cajazeiras à Águas Claras

Área de Atuação
Mobilidade
Trecho da Av. Gal Costa - Linha Azul
Trecho da Av. Gal Costa - Linha Azul. Foto: Manu Dias/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues e o vice-governador Geraldo Junior, na manhã desta segunda-feira (20) na presença do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER, José Trindade, e a secretária Jusmari Oliveira, entregaram a Linha Azul completamente finalizada e novo trecho da Linha Vermelha. Representando a equipe da CONDER, também estiveram presentes o coordenador executivo Ide Saffe e o diretor de Infraestrutura e Edificações Públicas, Roberto Elgaid.


Com a conclusão das intervenções na Av. Gal Costa, executadas pela CONDER, o Governo do Estado entrega todas as obras previstas para a Linha Azul. O sistema viário recebeu cerca de R$ 648 milhões em investimentos para ligar a Av. Pinto de Aguiar e a Av. Gal Costa, além da própria duplicação da Av. Gal Costa e a ligação entre os bairros de Pirajá e Lobato.


O sistema viário, com aproximadamente 12 km de extensão, contempla uma pista dupla, com três faixas de tráfego, em cada sentido, incluindo um corredor exclusivo para BRT, serviços de urbanização, paisagismo, sinalização viária, implantação de semáforos e iluminação pública, além de viadutos, elevados e tuneis duplos. Entre as intervenções, se destacam o túnel sob a Av. Paralela e os que fazem interface com a Av. Suburbana.


Já o trecho da implantação da Avenida 29 de Março, que liga Cajazeiras à Águas Claras, faz parte da quarta etapa da Linha Vermelha, interligando a Via Regional até a BR-324, passando pelos bairros de Cajazeiras IV, V e VIII, Castelo Branco e Águas Claras. Com investimento de R$ 114,8 milhões, o trecho conta com aproximadamente 2,6 km de extensão, duas pistas, com três faixas de tráfego cada, microdrenagem, paisagismo, ciclovia, passeio, sinalização, iluminação LED e faixa exclusiva para BRT, além obras complementares, que incluem escadarias, rampas de acesso e a melhoria de um campo de futebol.


As Linhas Azul e Vermelha encurtaram os caminhos entre pontos que historicamente nunca tiveram ligação direta, como a orla e o miolo, além do subúrbio de Salvador. As intervenções fazem parte do esforço coletivo do Governo da Bahia, junto a CONDER e a SEDUR, para instalar os corredores transversais em Salvador. De acordo com José Trindade, “se você passa pelo sistema do Aeroporto, pelo da Dois de Julho, se você vai para os viadutos da Paralela ou se chega na Rótula do Abacaxi, todos os sistemas viários foram feitos a partir do trabalho desse grupo político do Estado da Bahia, que hoje é comandado pelo governador Jerônimo Rodrigues”.

Fotos: Ascom/CONDER e Manu Dias/GOVBA
 

Termos