Conder entrega reforma e ampliação de Hospital Geral de Ipiaú

Área de Atuação
Hospitais, Policlínicas e Edificações Públicas
Entrega da reforma e ampliação do Hospital Geral de Ipiaú
Foto: Gilberto Junior/Conder

O Governador Jerônimo Rodrigues esteve esta manhã em Ipiaú, acompanhado do presidente da Conder, José Trindade, e do Ministro da Casa Civil Rui Costa para entregar o Hospital Geral de Ipiaú, reformado e ampliado pela Conder. A unidade de saúde atende cerca de 300 mil pessoas de mais de 14 municípios e recebeu investimento de quase R$17 milhões só na estrutura física. A Conder também requalificou o entorno da unidade de saúde, com recurso de R$9 milhões do Governo do Estado. 

"Mais uma vez a Conder fez acontecer e honrou o compromisso do Governador Jerônimo com essa grande entrega. Estamos hoje em Ipiaú entregando o Hospital Geral ampliado e reformado. Logo mais traremos mais dois equipamentos importantes na área da saúde: o Hospital da Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas e o Hospital Ortopédico do Estado, em Salvador – o maior do segmento no Brasil”, comemora Trindade.  

A ampliação do hospital soma uma área construída de mais de 1.500 m², a maior parte está no prédio principal da urgência e emergência, mas a Conder instalou também um prédio de conforto médico, uma passarela de ligação, uma casa de bomba com reservatório e um abrigo de resíduos. São oito leitos acrescentados à capacidade do hospital e duas salas novas, incluindo uma exclusiva para inalação. 

Com a reforma e ampliação o Hospital Geral passa a contar com mais espaço e conforto para prestar a assistência à saúde dos Ipiauenses nas seguintes especialidades: urologista, ortopedista, pediatra, obstetra/ginecologista, cardiologista, endocrinologista, neurologista, ultrassonografista, cirurgião (mastologista, urologista, ortopedista, obstetra, angiologista).  

O prédio principal passa a contar agora com três consultórios simples, um consultório de ginecologia com sanitário, dois quartos de isolamento e salas para classificação de risco, serviço social, de inalação adulta e pediátrica, de aplicação de medicamentos, de curativos, gesso, coleta de exames, observação pediátrica, observação adulto e de emergências. O hospital segue oferecendo serviços de raio-x, ultrassonografia e eletroencefalografia 24h por dia. 

Entorno também foi renovado 

O conforto não se resume ao ambiente interno do hospital. Para facilitar o acesso e melhorar a qualidade de vida dos moradores do entorno do hospital, no bairro de Santana, a Conder também realizou uma requalificação das vias que dão acesso ao equipamento de saúde. No total, são mais de 3,5 km de ruas pavimentadas com paralelepípedo, com drenagem superficial ou profunda - a depender da necessidade - passeios instalados com rampas de acessibilidade e sinalização horizontal e vertical. 

Foram contempladas as ruas Edvaldo Barbosa, Alípio Prado, Jaci Barreto, João Motta Fernandes, Talma Reis, Telma Dorotéia, a avenida João Durval Carneiro e as travessas João Motta Fernandes e Talma Reis. As ruas Talma Reis e Edvaldo Barbosa foram incluídos no escopo da obra mais tarde, por isso ainda estão sendo finalizados. 
 

Termos