Senai Cimatec inicia trabalho de consultoria para implementação do BIM na Conder

Área de Atuação
Conder


Em continuidade ao processo de implementação do BIM na CONDER, um importante marco desta nova etapa ocorreu na manhã desta sexta-feira (14), através de uma reunião que deu início aos trabalhos que serão realizados pela consultoria firmada com o Senai Cimatec. Durante o encontro, foram apresentados o plano de trabalho e metodologia que será aplicada, com a presença de representantes do novo Comitê Executivo BIM e os representantes focais de cada uma das nossas cinco diretorias.  

Senai Cimatec inicia trabalho de consultoria para implementação do BIM na Conder
trabalho de consultoria para implementação do BIM na Conder

Douglas Brito, engenheiro responsável por coordenar a implementação BIM, iniciou o encontro esclarecendo que “a consultoria será iniciada através da realização de diagnósticos, entendendo as especificidades de diversas áreas de atuação da Companhia”, além de destacar como o BIM poderá dar um salto de inovação nas obras realizadas pela Conder. “Estamos sentindo uma grande receptividade dos envolvidos”.  

O gerente de negócios do Senai Cimatec, Carlos Bomfim, pediu que os participantes deixem de lado algumas crenças que podem ser limitantes, pois estamos prestes a iniciar uma nova mentalidade na área da construção civil na Bahia. “Nossa principal missão é esclarecer que o BIM não é um software, é gestão de fluxos de processos e, principalmente, de informações. É um processo que envolve pessoas, políticas e cultura empresarial. Estaremos aqui para facilitar este processo, proporcionando que a Conder alcance um grau de maturidade suficiente para tocar seus próprios projetos com autonomia”, explica o arquiteto e urbanista.  

Bruna Bitencourt, consultora, apresentou o cronograma que será desenvolvido ao longo dos próximos 12 meses. As etapas incluem diagnóstico do cenário atual da Conder, consultorias técnicas, capacitações, atendimento assistido para desenvolver um projeto piloto e avaliação do processo. “A sugestão é que o projeto piloto seja a projeção de uma escola em tempo integral. A inovação, requer tempo, pesquisa e investimento, então acho que a Conder está no caminho certo!"  

O coordenador executivo Ide Saffe explicou que o projeto piloto vai além das edificações da escola, incluindo os projetos de um viário de acesso à escola e podendo ter uma solução de contenção do terreno, sendo uma oportunidade para que as diversas diretorias da Companhia possam colocar em prática atividades específicas de suas áreas de atuação. “Acho que as pessoas têm uma expectativa muito grande aqui em nossa empresa, então temos que aproveitar todo este processo de aprendizagem para evoluir, com o suporte dos consultores. Nossa grande expectativa é, já em 2024, priorizar a execução de projetos que adotam a filosofia BIM”.  

Aproveitando que a nova Intranet da Conder está em processo de desenvolvimento, logo em breve, este será o canal oficial para manter nossa comunidade atualizada sobre os avanços da implantação, as próximas apresentações abertas aos colaboradores, dos cronogramas de reuniões, escopo e inscrição nas capacitações, disponibilização de publicações, além de repositório de todos os registros gerados com a Implementação BIM na Conder.