Parque São Bartolomeu sediará Festival Primavera-Verão e a XII Caminhada da Conder

Área de Atuação
Parques e Equipamentos Urbanos

    
Integração com a natureza, atividades culturais e esportivas, além de oferecimento de serviços à comunidade. Essas são algumas das ações que compõem o I Festival de Primavera-Verão, Ação e Cidadania e a XII Caminhada da Conder, que será promovido pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) durante os dias 21, 22 e 23 de setembro, no Parque São Bartolomeu.

Parque São Bartolomeu sediará Festival Primavera-Verão e a XII Caminhada da Conder
Parque São Bartolomeu sediará Festival Primavera-Verão e a XII Caminhada da Conder

Na quinta-feira (21), a abertura do evento contará com a apresentação do Coral Encanto Conder, composto por 40 colaboradores da Companhia, sob a regência do maestro Gilmar Mendonça. Após a apresentação de um repertório de clássicos da música popular brasileira, haverá o plantio de mudas de árvores nativas da região.

No início da tarde da sexta-feira, dia 22, haverá a apresentação do Neojibá - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. A atividade será realizada pelo Núcleo Pirajá, com as crianças que participam do projeto musical sediado no Centro de Cultura e Cidadania de Pirajá, localizado no Parque, que é administrado pela Conder. 


XII Caminhada da Conder


A tradicional Caminhada da Conder marcará o encerramento das atividades do festival na manhã do dia 23 de setembro, no parque São Bartolomeu. A concentração da caminhada será às 8h no Centro de Referância do parque, onde serão realizadas roda de capoeira, aula de zumba e alongamento. A saída está prevista para 8h30 e o percurso será até a Barragem do Cobre.

Em sua décima segunda edição, a caminhda traz um apelo social ao convidar os colaboradores da companhia a doar um quilo de alimento para o programa Bahia Sem Fome. 


Serviços sociais oferecidos à comunidade


O evento, coordenado pela Conder, será realizado com a colaboração de ONGs, escolas e lideranças comunitárias do Subúrbio Ferroviário. Conta, também, com a participação do Governo do Estado, por meio do SineBahia (atendimento para intermediação de vagas de emprego), SAC (emissão de documentos), Sesab (distribuição de preservativos), COPPA (monitoramento durante o evento).


Para as crianças, o Serviço Social da Indústria (Sesi) vai oferecer orientações sobre escovação dentária. Educadores de escolas locais e grupos artísticos da comunidade vão realizar rodas de capoeira e de contação de história. Os pequenos também poderão participar de mini trilhas até a Cachoeira de Oxum, que serão organizadas pelos guias do Parque.


O festival é gratuito e aberto a todos os colaboradores da Conder e à comunidade do Subúrbio Ferroviário, moradores de bairros como Pirajá, Lobato, Alto da Terezinha, São João do Cabrito, Ilha Amarela, Boiadeiro, Itacaranha, Plataforma e demais bairros do entorno do Parque.

 

PROGRAMAÇÃO DOS SERVIÇOS

QUINTA (21) e SEXTA (22)
Início dos atendimentos: às 9h

Os atendimentos serão gratuitos, por ordem de chegada, até o limite oferecido por cada entidade participante:


•    SAC – emissão de RG (1ª e 2ª vias): 1ª via – sem limite de atendimentos | 2ª via: até 250 atendimentos para cada dia


•    OdontoSesi – oficina de saúde bucal / escovódromo


•    SineBahia – intermediação para vagas de empregos – até 100 atendimentos para cada dia


•    Sesab - Distribuição de preservativos masculinos e femininos
 

 

Serão realizadas mini trilhas até a Cachoeira de Oxum
Serão realizadas mini trilhas até a Cachoeira de Oxum

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA


21/09 – quinta-feira

Abertura do Festival – Apresentação do Coral Encanto Conder
Plantio de mudas nativas da região

Atividades infantis: contação de histórias e animação com palhaços
Mini trilhas até a Cachoeira de Oxum (grupos acompanhados pelos guias do Parque)

Local: Centro de Referência do Parque São Bartolomeu
Horário: 9h

 
22/09 – sexta-feira


Apresentação do Neojibá – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - Núcleo Pirajá
Local: Centro de Referência do Parque São Bartolomeu
Horário: 14h

 
23/09 – sábado


12ª Caminhada da Conder
Antes da caminhada haverá roda de capoeira, aula de zumba e alongamento.
Trajeto: Saída do Centro de Referência do Parque São Bartolomeu até a Barragem do Cobre
Horários:
- Concentração: 8h
- Início da caminhada: 8h30

 

 

Termos