Duplicação da Artêmio Valente vai facilitar acesso ao Barradão
O governador Jerônimo Rodrigues assina, nesta terça-feira (19), a ordem de serviço que dará início às obras de duplicação da Rua Artêmio Valente, no bairro de Canabrava, em Salvador. Com investimento de R$ 11,8 milhões, a obra será realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), empresa vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
A duplicação, com extensão de 1,2 km, contemplará o trecho entre a avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva (Via Barradão) e a Praça Júlio Rêgo, localizada no acesso ao Estádio Manoel Barradas, o Barradão. A nova obra de mobilidade da Conder na capital baiana vai melhorar o fluxo de veículos na região, garantindo mais qualidade de vida aos moradores dos bairros de Canabrava, Trobogy, Pau da Lima e toda a região vizinha. A intervenção também facilitará o acesso dos torcedores em dias de jogos no Barradão.
Serão duas faixas por sentido, além da construção de canteiro central, iluminação, drenagem, sinalização, paisagismo e urbanização. “Quando a gente pensa em mobilidade urbana em Salvador, a gente pensa no Governo do Estado. Nos últimos anos, realizamos uma série de intervenções que garantiram mais qualidade de vida e menos tempo no trânsito em nossa capital”, afirmou o presidente da companhia, José Trindade. A previsão é que a intervenção seja concluída e entregue no segundo semestre de 2024.
Via Barradão
A Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva, carinhosamente chamada de Via Barradão, foi implantada pelo Governo do Estado, por meio da Conder, em 2018, com investimento de R$ 40 milhões. São duas faixas em cada sentido, ciclofaixa e passeio em ambos os lados, além de iluminação pública, sinalização viária horizontal e vertical.
A via inaugurada em 2018, que tem quatro quilômetros de extensão e largura de 7 metros, desafogou o trânsito no trecho que liga a Avenida Luis Viana Filho (Paralela) à Rua Artêmio Castro Valente, que agora será duplicada pela Conder. Mais de 500 mil pessoas serão beneficiadas direta e indiretamente pelo projeto do Governo do Estado.