Duplicação da Artêmio Valente vai facilitar acesso ao Barradão

Área de Atuação
Mobilidade

O governador Jerônimo Rodrigues assina, nesta terça-feira (19), a ordem de serviço que dará início às obras de duplicação da Rua Artêmio Valente, no bairro de Canabrava, em Salvador. Com investimento de R$ 11,8 milhões, a obra será realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), empresa vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
 
A duplicação, com extensão de 1,2 km, contemplará o trecho entre a avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva (Via Barradão) e a Praça Júlio Rêgo, localizada no acesso ao Estádio Manoel Barradas, o Barradão. A nova obra de mobilidade da Conder na capital baiana vai melhorar o fluxo de veículos na região, garantindo mais qualidade de vida aos moradores dos bairros de Canabrava, Trobogy, Pau da Lima e toda a região vizinha. A intervenção também facilitará o acesso dos torcedores em dias de jogos no Barradão. 

Duplicação da Artêmio Valente vai facilitar acesso ao Barradão
Duplicação da Artêmio Valente vai facilitar acesso ao Barradão

Serão duas faixas por sentido, além da construção de canteiro central, iluminação, drenagem, sinalização, paisagismo e urbanização. “Quando a gente pensa em mobilidade urbana em Salvador, a gente pensa no Governo do Estado. Nos últimos anos, realizamos uma série de intervenções que garantiram mais qualidade de vida e menos tempo no trânsito em nossa capital”, afirmou o presidente da companhia, José Trindade. A previsão é que a intervenção seja concluída e entregue no segundo semestre de 2024. 

Via Barradão
A Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva, carinhosamente chamada de Via Barradão, foi implantada pelo Governo do Estado, por meio da Conder, em 2018, com investimento de R$ 40 milhões. São duas faixas em cada sentido, ciclofaixa e passeio em ambos os lados, além de iluminação pública, sinalização viária horizontal e vertical.

A via inaugurada em 2018, que tem quatro quilômetros de extensão e largura de 7 metros, desafogou o trânsito no trecho que liga a Avenida Luis Viana Filho (Paralela) à Rua Artêmio Castro Valente, que agora será duplicada pela Conder. Mais de 500 mil pessoas serão beneficiadas direta e indiretamente pelo projeto do Governo do Estado.

Termos