Governador entrega obras realizadas pela Conder no interior do estado
No roteiro de viagens pelo interior baiano, no último fim de semana, o governador Jerônimo Rodrigues cumpriu agenda em diversos municípios baianos, entre eles Lajedinho, Malhada de Pedras e Lamarão, onde entregou obras realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). Na cidade da Chapada Diamantina, ele inaugurou o Mercado Municipal Antônio Macêdo Góes e o Clube Cultural.
Na oportunidade, o governador, acompanhado do prefeito Antônio Mário, também conheceu o projeto do canal de macrodrenagem, que está sendo construído pela Conder para evitar enchentes e, consequentemente, outro desastre natural, como o ocorrido em 7 de dezembro de 2013, que vitimou 17 pessoas e deixou outras 600 desabrigadas. A obra tem cerca de 600 metros de extensão, alvenaria de pedra e quatro pontes. Está prevista a urbanização. Os dois gestores discutiram com o engenheiro da Conder, responsável pela obra, Átila Lopes, os pontos de execução das intervenções.
"Lajedinho é um dos menores municípios populacionais da Bahia. Isso prova como a gente governa. Governa pra todos. Se Salvador, Feira, Itapetinga, Itabuna, Conquista merecem obras e merecem recursos, os pequenos também merecem. E eu vim aqui, hoje, pra isso, fazer entregas. Mas uma coisa importante foi visitar o canal por onde as águas de 2013 saíram destruindo tudo. Elas passaram por aquelas beiras de igreja, de casa, levando vidas. Nós estamos investindo, arrumando o canal. Esta é a primeira etapa e, na segunda etapa, nós vamos fazer mais três pontes e fazer a urbanização da área para lazer”, detalhou o governador.
O trabalho conjunto do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) com a Secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Conder, e a prefeitura foi responsável pela reforma do Mercado Municipal Antônio Macêdo Góes. O equipamento foi totalmente reconstruído, devido à estrutura anterior ter sido comprometida pela grande quantidade de água. Como forma de padronizar e qualificar o centro comercial, foram entregues 40 barracas de feira livre.
A atuação parceira dos três entes federativos também resultou na inauguração do Clube Municipal Cultural Raimunda Góes de Oliveira. No local, serão realizadas atividades culturais, de artes e esportivas. Juntos, os dois equipamentos tiveram recurso de R$ 1,9 milhão.
O governador visitou ainda o memorial municipal para as 17 vítimas do desastre natural de 2013. Construído pela prefeitura, o local lista os nomes de todas as vítimas da enxurrada provocada pela cheia do rio Saracura.
Lamarão
Já no município de Lamarão, o governador entregou as obras de pavimentação de ruas, em paralelepípedo. Foram destinados R$ 900 mil para fazer o calçamento de vias no bairro Centro, na sede e no povoado de Mutirão. Também foi dada por entregue a pavimentação, em paralelepípedo, em ruas da Comunidade Quilombola Sítio Santana.
Ainda no município, a Conder foi autorizada a firmar convênio com a prefeitura para pavimentação de ruas em diversas comunidades rurais e do bairro do Campo. Também foi autorizada a construir área de lazer na comunidade de Pedreira, na localidade de Pau da Cachaça.
Malhada de Pedras
Em Malhada de Pedras, o governador visitou as obras de modernização do Colégio Estadual de Malhada de Pedras, que irá se transformar em Colégio Estadual de Tempo Integral de Malhada de Pedras. O prédio está sendo estruturado para o novo padrão de unidades de ensino na Bahia. Essa intervenção é realizada pela Secretaria estadual da Educação (SEC) junto à Sedur, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder).
Outra visita que Jerônimo fez foi à escola municipal que vai sediar o Centro Educacional Ruy Barbosa. Ela também passa por obras de adequações para o atual modelo adotado pela gestão baiana, realizadas pela SEC e Sedur, por meio da Conder.
Autorizações
Na oportunidade, Jerônimo assinou autorizações para a pavimentação do acesso ao Colégio Estadual e da nova unidade escolar que vai sediar o Centro Educacional Ruy Barbosa